Coisas do Subúrbio
Não há lugar melhor do que o Subúrbio. Por lá vive-se o que de melhor no Rio ou em qualquer grande metrópole. O subúrbio é o pulmão de uma cidade. É nesse meio que se vê a alma de uma cidade: O verdadeiro povo. Aquela gente humilde, de uma simplicidade, que carrega a cidade nas costas, no peito e na raça.
Em Oswaldo Cruz, perto de Madureira, terra da Portela. É lá que reside Vavá. Ah o Vavá, sujeito de muita valia, sorriso fácil, malemolência na voz, suingado no andar e bom de lidar. Como era bom ser amigo dele. Vavá é um apaixonado. O amor exala em seu corpo. Ama a vida, como tem a ânsia de viver um dia após o outro. Talvez não se importe com o amanhã, pode ser um erro não pensar no futuro. Para ele, o que importa é estar com se gosta e vivenciar cada momento.
Outra virtude desse bom vivant era dom de cozinhar bem. Vez ou outra Vavá realizava uma feijoada no seu quintal. Sempre aos Domingos, reunia bons amigos, com muita bebida e muita música rolando ao violão, ia até tarde. Só terminava, por causa da segunda, dia de voltar ao batente. Sob protestos de alguns.
Vavá trabalhava no armazém do Seu Pacheco. O local era daqueles bem tradicionais e antigo na redondeza. Vendia de tudo um pouco e na porta, ainda tinha um apontador do jogo do bicho. Mais um pouco a frente do armazém, tinha um aviário, em que o dono teve a ideia de botar aquelas “TVs” que cachorro assiste, doido pra comer o frango assado. Ali lotava de cliente no final de semana.
Há o subúrbio e suas idiossincrasias. Não há lugar tão cheio de diferenças tão pulsantes e que acabe sendo democrático. A turma da bíblia convive com a galera da curimba e se entendem com o seu modo de vida e sem desentendimento algum. Coisas que só se vê no subúrbio.
Daniel Filósofo |
1 Comentários
Idiossincrasias,, palavra que eu também gosto de usar. Lembrei do Chico e Vinicius " é gente humilde" . Parabéns.
ResponderExcluir