TRÊS PITACOS NERDS


Arte Laís RC

1. Quadrinhos: Úrsula

Essa publicação trata-se de uma adaptação do romance de Maria Firmina dos Reis, tida como a primeira romancista do Brasil. A adaptação ficou por conta de Iramir Araújo e os desenhos pelos irmãos Rom e Ronilson Freire. Uma história bonita e bem adaptada, que ganha muito no traço dos irmãos Freire. Para adquirir entre em contato com o autor, Iramir Araújo.

2. RIP: 17 de dezembro de 2022 - 15 Anos sem Joacy Jamys

Mesmo antes do próprio Jamys saber que seu jornalzinho sobre quadrinhos era um zine, nós já trocávamos cartas. O meu zine Tchê só existe por sua inspiração, apoio e muito incentivo. Joacy Jamys, eterno Mestre dos zines. Nessa foto, a reunião do grupo Singular Plural, coletivo maranhense de São Luís que história nos anos 80/90 com excelentes zines e revistas independentes. Em pé os irmãos Rom e Ronilson Freire. Sentados: Iramir Araújo, Jonilson Brazuca, Joacy Jamys e Beto Nicácio. Lendas!

3. Show: Paralamas do Sucesso – Porto Alegre - 19/08/2023

Os Paralamas do Sucesso voltaram a capital gaúcha para a apresentação da turnê Clássicos, que marca os 40 anos de carreira da banda. Os Paralamas já são figurinhas carimbadas em Porto Alegre. Quase que anualmente fazem show na cidade que os recebe sempre com grande entusiasmo com casa lotada desde os anos 1980. Mas, por incrível que pareça, ainda não tinha assistido a banda ao vivo. Após 40 anos acho que estava na hora. Os Paralamas do Sucesso nunca foi a minha banda preferida do rock nacional. Isso não tira o mérito deles. Sou muito fã do baterista João Barone por exemplo. Além disso, conheço o repertório clássico na ponta da língua pois sempre ouvi as músicas da banda nas rádios e festas. Assim, fui pela primeira vez curtir a banda ao vivo no show "Clássicos" que ocorreu no auditório Araújo Vianna. Como diz o próprio nome do show, foi um desfile de clássicos. Desde a primeira música, "Vital e sua Moto" até o encerramento do bis com "Meu Erro" acompanharmos todas as grandes composições dos Paralamas. Durante 2h pudemos cantar, dançar e se divertir embalados pelo ska característicos da banda. Me emocionei em alguns momentos pois certas músicas trazem lembranças. Não esqueçamos que são 40 anos de trajetória. Mas, para mim, fã de blues, o momento mágico ficou por conta da música "Caledoscópio". Parabéns aos Paralamas do Sucesso!

Pessoas!

Com essa edição encerramos a terceira temporada de minha Coluna Pitacos Nerds aqui no blog da ColetiveArts. Desejo a todos um ótimo final de 2023 e nos vemos novamente em 2024. Abraços fraternos!


Denilson Reis é roteirista e fanzineiro. Edita fanzines desde 1987, quando lançou o Fanzine Tchê, em circulação até os dias de hoje. Edita também fanzines temáticos (rock, blues, cinema...), e revistas independentes (Peryc, Quadrante Sul). Lançou o álbum Tchezine v1 pela Criativo Editora. Denilson tem participado dos principais eventos de quadrinhos como FIQ (BH) e CCXP (SP). Já foi agraciado com os prêmios: Troféu Risco (1988), Prêmio DB Artes (2010), Troféu Angelo Agostini (2012,2018 e 2022)


CINCO ANOS DE COLETIVEARTS,
CONTANDO HISTÓRIAS, 
CRIANDO MUNDOS!


SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS:


Sempre algo interessante
para contar

Postar um comentário

1 Comentários

  1. "RIP: 17 de dezembro de 2022 - 15 Anos sem Joacy Jamys" - https://coletivearts.blogspot.com/2023/12/tres-pitacos-nerds_21.html
    Adendo: em 2007 apresentei um artigo (Joacy Jamys in quadri-memorian) sobre o fanzineiro quadrinhista Joacy jamys. Aqui está para compartilhar esta saudosa apresentação (e parabéns pelo reavivamento da memória, 15 anos após o falecimento deste grande artista): http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R1372-1.pdf

    ResponderExcluir